Declaration for a better Europe

Young people on their way to European citizenship

Comenius Project

 

Zero Point: Estonia steps up with dark youth drama  Sensitive and restless Johannes is accepted to an elite school in the city and expects life to go uphill. Instead, he becomes the victim of mental abuse by his classmates. In search of recognition, he goes to his old friends from the suburbs, who spend their time doing drugs, hanging around, and partying, rather than focusing on schoolwork. At home, Johannes must deal with his mother's deteriorating mental health. As the tension grows, he finds himself at zero point, where he must completely reset his life to build it up from scratch.

Nullpunkt: como um livro mudou os jovens na Estónia  O fenómeno começou na Estónia, em 2010, com um livro, Nullpunkt, de Margus Karu. Foi o primeiro — e único — livro de muitos jovens. Identificaram-se com a história de Johannes, um rapaz de origens humildes que, graças ao seu talento como poeta, consegue uma bolsa numa escola de elite, mas acaba por se deparar com um ambiente inóspito e pouco amigável. Esta foi também a primeira obra a ser promovida na Estónia com um vídeo colocado no YouTube, hoje com mais de cem mil visualizações, um número significativo para um um país de 1,3 milhões de habitantes, em que, de acordo com as estatísticas, 355 mil são jovens com menos de 24 anos.

Os anos passaram e Nullpunkt ganhou várias vidas. Há dois anos, arrancou o casting para o filme, com realização de Mihkel Ulk, que se estreou em dezembro. Resultado: o filme mais visto do ano e um dos mais populares de sempre. Na estação pública da Estónia, será exibida a série de seis episódios, parte integrante de um ambicioso projecto de crossmedia, da autoria de Dagmar Mäe e Tõnis Vassar. Conceberam também um livro interativo e um jogo online. «Estamos a tentar transformar a maneira como se contam histórias na Estónia», considera Dagmar, abordando esta nova forma de contar uma história adaptando-a a diferentes plataformas.

> Press release

Fonte: http://p3.publico.pt/cultura/filmes/15224/nullpunkt-como-um-livro-mudou-os-jovens-na-estonia

 

 

Comenius Project 2013-2015